Rua Coronel Joaquim Manoel, 615, sexto andar, sala 606 - Petrópolis, Natal - RN, 59012-330

Profissional capacitado e tecnologia avançada a favor do seu sorriso!
Horários

Seg-Sex: 08:00 A.M - 18:00 PM

(84) 3202-2954 WhastApp

Agendamento Online!

Horários

Seg-Sex: 08:00 A.M - 18:00 PM

Agendamento Online!

Before ImageAfter Image

Tecidos Periodontais

A saúde bucal não envolve somente o cuidado e a manutenção dos dentes, outras estruturas são tão importantes quanto eles para o correto funcionamento bucal, em especial destacamos a gengiva. A periodontia atua justamente nos tecidos de sustentação do elemento dental com tratamentos que visam corrigir os problemas dessa região.

Uma das funções da gengiva é de suporte dos dentes ao osso, oferecendo proteção as tecidos dentais para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com esse tecido são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias.

Doenças periodontais

É o conjunto de problemas que afetam os tecidos de sustentação dos dentes, desde a gengiva até os ossos, podendo ser inflamatórios ou  infecciosos. Geralmente são causados por falha na higienização bucal, acarrentando risco maior para pacientes fumantes e diabéticos.

• Gengivite – gengiva avermelha, inchada e sensível, com tendência a sangrar durante a escovação, ou seja, uma inflamação da gengiva. Essa condição é o estágio inicial da doença periodontal, surge em função do acúmulo de placa bacteriana que é uma película que se forma nos dentes e na gengiva onde as bactérias liberam ácidos que irritam a região. Além desses sintomas mais evidentes, a gengivite também pode causar retração gengival (aparência mais alongada dos dentes com exposição da raiz), mau hálito, gosto ruim na boca e formação de pus (quando também existe uma infecção).
  • Periodontite – evolução natural da gengivite, quando não devidamente tratada. Nessa fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as raízes e o osso alveolar ao redor do dente podendo até provocar a perda do mesmo. Isso ocorre devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição desses tecidos e a formação do abscesso dentário. Se não for tratada, os dentes começam a perder sustentação e ficam moles (aumento da mobilidade), culminando com risco de queda, perda dos elementos atingidos. Uma das complicações mais graves, e também mais negligenciadas, da periodontite não tratada é a endocardite. Acontece quando uma disseminação bacteriana, proveniente desses focos infecciosos bucais, atinge a corrente sanguínea causando uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma condição bastante séria que pode ser fatal.
Tratamentos periodontais
  • Educação em higiene oral – orientação do paciente sobre a escovação correta e o uso do fio dental.
  • Profilaxia – consiste em uma limpeza que irá remover a placa bacteriana com auxilio de instrumental rotatório e pasta profilática.
  • Raspagem – tratamento realizado para remoção de tártaro ou cálculo dental. Usa-se curetas manuais ou ultrassom.
  • Cirúrgico – limpeza de bolsas gengivais profundas e a remoção de dentes muito comprometidos para evitar que a infecção se dissemine.
  • Estéticos – como o sorriso gengival (excesso de gengiva aparente), permitem que o paciente recupere sua autoestima e confiança ao sorrir, repercutindo em mudanças positivas em sua vida pessoal e profissional.

No DENTAL HARMONY, oferecemos todos os tipos de tratamento periodontal, preventivos e corretivos para manutenção da saúde dos tecidos periodontais .

Pacientes

Dental Harmony

Transforme o sorisso dos sonhos em realidade!

Os mais modernos tratamentos odontológicos a seu alcance

Agendamento

Invista no seu sorriso agora!