Odontologia Digital

Home Odontologia Digital

Odontologia Digital

A evolução tecnológica está modificando a forma de se trabalhar nas mais diversas áreas, e a saúde é uma delas. As novas técnicas proporcionam tratamentos mais eficazes, menos invasivos trazendo benefícios tanto para os profissionais quanto aos pacientes. Na odontologia, a tecnologia tem avançado com rapidez e mostrado resultados surpreendentes. Hoje, soluções modernas como planejamento odontológico digital já é rotineiramente utilizado na pratica clinica diária pelo Dr. Yankel Bruno, seja qual for o seu caso. Os sistemas digitais não apenas facilitam o trabalho, mas têm também o objetivo de eliminar o desconforto dos pacientes com os métodos convencionais, diminuindo a quantidade de visitas ao consultório durante o tratamento.

Fluxo digital.

O fluxo do tratamento odontológico digital apresenta algumas diferenças em relação ao tratamento convencional. Na odontologia digital, é feito a união de duas realidades: o mundo real (físico) e o mundo virtual (digital). Os pacientes, que pertencem ao mundo real, precisam ser “digitalizados” para que o tratamento digital tenha início. As etapas do tratamento odontológico digital são:

  •    CAPTURA DIGITAL: fotos e vídeo digitais, escâneres intraorais 3D ou de bancada e tomografias computadorizadas são as ferramentas utilizadas para “digitalizar” o paciente e inseri-los nos softwares interdisciplinares.
  •    PLANEJAMENTO EM SOFTWARE: após a digitalização do paciente, é iniciado o projeto virtual nas diversas especialidades necessárias para cada tipo de tratamento. Esse planejamento pode envolver todas as áreas da odontologia, desde restaurações, lâminas e coroas, até guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos. Já existem softwares específicos para todas as necessidades e especialidades.
  •    PROCESSO DE PRODUÇÃO (fresagem ou impressão 3D): Após a finalização do projeto digital dos materiais necessários ao tratamento, é preciso retornar ao mundo físico e transformar esse projeto em um produto real. Essa materialização é feita utilizando duas tecnologias diferentes. A fresagem é uma forma subtrativa, onde um bloco maciço de material (ex.: cerâmica, resina, zircônia etc.) colocado na fresadora e reduzido até que reste só o elemento projetado. E a impressão 3D que é uma forma aditiva, o produto é criado sobre um modelo de polímero em camadas sobrepostas.

Vantagens.

São inúmeras as vantagens do tratamento odontológico digital. Como já foi explicado, além de procedimentos menos invasivos e extremamente eficazes, a odontologia digital otimiza a entrega dos resultados. Essa agilidade proporciona muito mais satisfação para o paciente. Porém, o grande diferencial nessa modalidade de tratamento é a previsibilidade dos resultados. A possibilidade de antever e visualizar resultados é uma característica única e fantástica da era digital. Com o DSD o profissional consegue fazer simulações baseadas na movimentação muscular, no desenho da arcada e no comportamento que o dente terá com o passar do tempo. Essa evolução também está presente na confecção dos materiais. Os recursos 3D de CAD/CAM e impressão permitem a produção de próteses com excelente nível de adaptação aos dentes, produzidas com mais rapidez, além de serem mais estéticas e duráveis.

Solicitar Agendamento


Transforme o sorriso dos sonhos em realidade!

Os mais modernos tratamentos odontológicos a seu alcance

(84) 3202-2954

No DENTAL HARMONY, a odontologia digital já é uma realidade. Planejamento em software 3d, escaneamentos (face e boca) e impressão 3d de modelos são procedimentos de rotina para agilizar e otimizar os nossos tratamentos.