Ortodontia
A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que estuda, previne e trata problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, das arcadas dentárias e sua oclusão. Os tratamentos ortodônticos corrigem a posição dos dentes e dos ossos maxilares que se encontram posicionados de forma inadequada. A presença de dentes tortos ou que não se encaixam corretamente ocasionam dificuldades na sua limpeza e perdas precoces devido à excesso de desgaste e à doença periodontal. A maloclusão também causa um estresse adicional aos músculos de mastigação podendo levar a dores de cabeça, distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), dores na região do pescoço, dos ombros e costas. Dentes tortos ou mal posicionados afetam negativamente a estética e aparência de toda a face.
Aparelhos Ortodônticos:
-
ALINHADORESAparelho transparente. O tratamento é discreto, estético e confortável devido a ausência de fios e braquetes.
-
AUTOLIGADOSEvolução do aparelho convencional com maior eficácia nas movimentações dentárias diminuindo o tempo do tratamento.
-
CONVENCIONALAmplamente utilizado com resultados comprovados ao longo dos anos, possuem opções estéticas em cerâmica.
-
ORTOPÉDICOSTrata desequilíbrios ósseos, musculares e funcionais dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da ATM com uso de aparelhos removíveis.
Os tipos de tratamentos ortodônticos
São classificados quanto ao momento da abordagem em: ortodontia preventiva, interceptativa e corretiva.
A Preventiva baseia na prevenção de possíveis problemas que comumente acometem crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentes de leite. Nessa ortodontia é comum a utilização de aparelhos móveis ortopédicos. A Interceptativa é focada em “parar” a formação do problema. O diagnóstico do desenvolvimento de problemas oclusais em crianças ou adolescente é uma forma de intercepta-los para evitar a instalação ou progressão por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes nas bases ósseas, problemas respiratórios e de posicionamento de língua e lábio. Nessa ortodontia é usado tanto aparelhos móveis como fixos. A Corretiva é a mais comum e foca na correção do problema já instalado. Geralmente feita em adultos ou adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Procedimentos cirúrgicos ou até extrações de dentes para criação de espaço para trabalho podem ser necessários em alguns casos.
Especialidades
Solicitar Agendamento
Transforme o sorriso dos sonhos em realidade!
Os mais modernos tratamentos odontológicos a seu alcance