A Odontologia Digital no Brasil vem avançando muito nos últimos anos. Cada vez mais, a resolução do tratamento dos pacientes está ficando mais rápida, o trabalho do dentista está mais preciso, diminuindo os erros e eliminando o desconforto dos pacientes. Com muito mais recursos, o cirurgião-dentista melhora a qualidade e precisão na prestação de seus serviços, impactando diretamente na satisfação dos pacientes e, consequentemente, nos resultados. A tecnologia digital tornou-se uma grande aliada do profissional, e quem trabalha com essa tecnologia atua no mundo físico e no mundo virtual. Vivemos na era digital, e nada mais natural do que nos aproveitarmos disso para simplificar a rotina de trabalho. Já estamos vivenciando essa evolução de maneira intuitiva e nesse contexto, nota-se como a odontologia digital é inevitável. Cabe a nós, profissionais, implementar os recursos e aprender a manejá-los.
O que é a odontologia digital?
É a utilização de um fluxo de procedimentos tecnologicamente avançados para agilizar as consultas durante os tratamentos e otimizar resultados. Isso significa a adoção de sistemas e equipamentos digitais na rotina clinica que são: escâneres, câmeras, softwares de imagens 3D para o planejamento e confecção de diversos tipos de tratamentos odontológicos com muito mais facilidade e rapidez.
Recursos mais usados na odontologia digital.
- O Digital Smile Design (DSD) é um recurso digital que torna o tratamento muito mais preciso, ágil, visualmente agradável e principalmente, de maior previsibilidade. Na primeira consulta, a arcada dentária e o paciente são fotografados, filmados e escaneados. Com esses dados digitais, são feitas simulações e desenhos dos procedimentos do tratamento, até que se chegue ao resultado desejado. Como todo o trabalho estético é feito com base nas fotos e características individuais do paciente, a previsibilidade dos resultados é muito maior. Isto ocorre porque o software faz uma leitura integrada da face do paciente, proporcionando um molde adaptado à sua estrutura dentária e movimentos musculares. O software trabalha de forma integrada ao CAD/CAM, oferecendo a melhor visualização da arcada dentária e, consequentemente, os melhores resultados.
- O Sistema CAD/CAM é um dos recursos odontológicos digitais mais avançados, ele possibilita a criação de próteses por meio do escaneamento intraoral das arcadas dentárias do paciente. Os dados digitais tratados no computador permitem o planejamento e confecção virtual do trabalho a ser executado (molde e prótese em 3D). Por fim, a fabricação é feita rapidamente por uma fresadora, que esculpe a peça em um bloco de porcelana.
- A impressão 3D também é um recurso digital bastante usado atualmente. Ela possibilita a fabricação de materiais através da deposição por camadas. Confecção de guias cirúrgicos, provisórios e próteses definitivas são apenas algumas das suas utilidades.
Benefícios nos tratamentos.
Diante do exposto, fica evidente que a odontologia digital está revolucionando a forma de tratar os pacientes. A possibilidade de antever e visualizar resultados aliado a confecção de trabalhos com materiais mais resistentes, estéticos e mais bem adaptados ao dente, são avanços notáveis que estão hoje ao nosso alcance e que não devem ser deixados de lado. No Dental Harmony, os tratamentos estão integrados no fluxo digital, do inicio (planejamento com DSD), durante (Impressão de guias cirúrgicos e provisórios) e no final (Fresagem de trabalhos no sistema CAD/CAM).
Digital vs Analógico
A odontologia digital traz rapidez, comodidade, previsibilidade e durabilidade aos tratamentos. Devemos usar ela como prioridade e não como uma opção, pois o uso da odontologia convencional, dita hoje “analógica” não traz beneficio algum ao tratamento do paciente, além de ocasionar uma limitação na qualidade final dos resultados em comparação com o digital.